Além do horizonte, existem outros mundos a serem descobertos.
Lá, folhas não caem, elas flutuam.
Lá, o meio de transporte são pássaros que vem até você e com o suspiro de seu amor, neste mundo todos andam de mãos dadas lá é aonde a harmonia toma conta da natureza de todas as espécies viventes.
Lá, não colhemos flores, mas as flores colhem a gente.
Chegou o tempo de despertar e acreditar que esta vida vale apena ser vivida.
-Rhenan Carvalho-

terça-feira, 15 de maio de 2012

Este é o propósito do stress. Ele é um amigo. Um alarme construído para que você saiba que é a hora de investigar, e este alarme diz: só existe um único problema sempre, você acreditar que existe uma legítima razão para sofrer. Porque você simplesmente perdeu a consciência de que você é livre, independente das circunstâncias.
 Então você investiga e retorna para aquilo que você é. E isso é o que está esperando para ser reconhecido, o que é sempre real aquilo que permanece antes durante e depois de todas as coisas: Seu próprio Ser.

-Byron Katie-
Sua jornada moldou você para seu bem maior, e foi exatamente o que precisava ser. Não pense que você perdeu tempo. Não existem atalhos para a vida. Foi necessária cada e toda situação que você encontrou para trazê-lo para o agora. E agora é o momento certo.

-Asha Tyson-
Siga tranquilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível sem humilhar-se, mantenha-se em harmonia com todos que o cercam. Fale a sua verdade, clara e mansamente.
Escute a verdade dos outros, pois eles também têm a sua própria história. Evite as pessoas agitadas e agressivas: elas afligem o nosso espírito. Não se compare aos demais, olhando as pessoas como superiores ou inferiores a você: isso o tornaria superficial e amargo.
Viva intensamente os seus ideais e o que você já conseguiu realizar.

-Max Ehrmann-
Para acabar com pensamentos negativos e estressantes precisamos nos exercitar na academia da nossa consciência. Quando lutamos contra esses pensamentos, eles ficam mais fortes. Se tentamos suprimi-los, eles voltam com mais frequência, quando menos esperamos. Mas quando observamos e nos afastamos deles, deixamos de dar vida a eles.
Sem a energia vital da nossa atenção eles enfraquecem e desaparecem. E quando eles morrem não somos nós que morremos – nos tornamos mais conscientes de NÓS: seres calmos, silenciosos e sempre presentes. Que hoje possamos exercitar o músculo correto para acabar com a negatividade.

-Brahma Kumaris-
A perfeição não é possível. Você é imperfeito, e não há nada de errado em ser imperfeito; essa é a única maneira de ser. Uma vez que você aceite a sua imperfeição, você aceitou a humanidade, e nessa aceitação o sim surge. E aí, você pode se amar e amar os outros também, pois eles são tão imperfeitos quanto você. 

-Osho-
Preste atenção se suas emoções negativas, que você pode estar sentindo agora, tem haver com dados reais ou fazem parte da sua ficção mental - sua tendência de criar os piores resultados possíveis para algo que ainda não aconteceu.
Grande parte de nossas emoções são fruto de imaginações que nos levam a um tour pelo medo, somos peritos em criar filmes de terror que apavoram o nosso cérebro e reações emocionais que reagem como se fossem paisagens reais.

-Rosalia Schwark-

domingo, 13 de maio de 2012

O caminho!

Quando já estamos certos do nosso caminho, das estradas que vamos ter de percorrer, deixamos de correr, de hesitar, de delegar, deixamos de guardar para depois, deixamos de estar em ansiedade ou de sermos apressados.

Deixamos de pensar: tenho tempo ou não tenho tempo, passamos a criar o tempo necessário para o nosso propósito. Deixamos de exigir dos outros, de esperar dos outros, mas criamos novas metamorfoses, novas nuances onde integramos os universos conjuntos com os que amamos, auxiliando-os sem que saibam. Quando estamos já certos do nosso caminho, é porque uma jornada foi concluída dentro de nós, e essa jornada levou-nos a um auto-conhecimento profundo, a um ato de aceitação e amor da vivência da nossa verdade interna. 

Quando estamos cientes do nosso caminho, sabemos o nosso propósito, dessa forma podemos adaptar a vida humana à vida espiritual, integramos todas as multi-dimensões do nosso ser, de forma a estarmos em unidade com o ser cósmico que somos, como parte do todo que somos na unidade do ser. Quando estamos já certos do nosso caminho, das estradas que vamos ter de percorrer, sabemos que independentemente do rosto, independentemente do cenário, do ser, está essa unidade maior como luz, e que em todos os seres a encontraremos.

Quando estamos já certos do nosso caminho, sabemos que o caminho é de amor, e apenas o amor ou a luz, têm a capacidade de serem qualquer caminho que escolhas sem te perderes e sem perderes ninguém. Com amor, no puro amor que sois como caminho da luz para ti e para o teu semelhante! O caminho és tu!

-Eugénia de Almeida- in Fonte De Luz

Pensamentos sobre a vida

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita. A fé é a força da vida. Se o ser humano vive é porque acredita em alguma coisa. A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la. A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher sem ter a intenção de amá-la. A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer. A pior solidão que existe é darmo-nos conta de que as pessoas são idiotas. A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana. A tristeza pode sempre sobrevoar a sua cabeça, mas nunca a deixe fazer um ninho.

A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela. A vida é a infância da imortalidade. A vida é como um livro que deve ser folheado página por página sem se consultar o índice. A vida é sofrer e se divertir. Por isso deve-se sempre estar à altura de qualquer sofrimento. A vida não consiste em ter boas cartas na mão e sim em jogar bem as que se tem. A virtude da humanidade consiste em amar os homens; a prudência, em conhecê-los. Amigo é aquele que sabe tudo a teu respeito, e, mesmo assim, ainda gosta de ti. Aqueles que sofreram muito são como quem aprendeu muitas línguas, compreendem todos e se fazem compreender por todos.

As informações que temos não são a que desejamos. A informação que desejamos não é a que precisamos. A informação que precisamos não está disponível. As pessoas entram nas nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem. Atingir um objectivo que tu não tens é tão difícil quanto voltar para um lugar que tu nunca foste. Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo. Conservar algo que possa recordar-te seria admitir que eu pudesse esquecer-te. É fácil apagar as pegadas; difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão. É no coração das pessoas que reside o princípio e o fim de todas as coisas. Escolhe um trabalho que tu ames e não terás que trabalhar um único dia na tua vida.

Está ciente de que tu tens que falar para ser ouvido, mas tens que te calar para ser apreciado. Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos. Há pessoas que amam o poder, e outras que tem o poder de amar. Liberdade sem o socialismo é privilégio, injustiça; e o Socialismo sem a liberdade é escravidão e brutalidade. Mas sejam quais forem as circunstâncias da minha morte, morrerei com fé inabalável no futuro comunista da humanidade. Esta fé no homem e no futuro me dá, mesmo agora, uma força que religião nenhuma me poderia dar. Mestre não é quem ensina, mas quem de repente aprende. Muitas pessoas são bastante educadas para não falar com a boca cheia, porém não se preocupam em fazê-lo com a cabeça oca. Nada existe de mais frágil do que uma criatura iludida a seu próprio respeito.

Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias. Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo. Não é por ter sido honesto uma vez que se pode passar o resto da vida a descansar. Nenhuma certeza fatal é pior que a dúvida ameaçadora. Neste mundo nada nos torna necessários, a não ser o amor. Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar. No fim tudo dá certo, se ainda não deu certo é porque ainda não chegou ao fim. Nós geralmente descobrimos o que fazer percebendo aquilo que não devemos fazer. E provavelmente aquele que nunca cometeu um erro nunca fez uma descoberta. Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que às vezes poderíamos ganhar pelo medo de tentar. Nossas loucuras ficarão guardadas para sempre, nos corações dos loucos e na ignorância dos caretas. Nunca me preocupo com o futuro, muito em breve ele virá.

O amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até o céu. O facto de querer que todos reconheçam a nossa generosidade a destrói imediatamente. O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros.

Fonte: internet - autoria não citada.

A Verdade

A verdade alivia mais do que magoa. E estará sempre cima e qualquer falsidade como o óleo sobre a água. Uma conduta desregrada aguça o engenho e falseia o juízo. Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. A repetição não transforma uma mentira numa verdade. O costume de guiar-se sempre pela consciência, chama-se rectidão. Manifesta-se no amor à verdade e dá uma grande beleza e fortaleza ao carácter.

O homem de cada século é salvo por um grupo de homens que se opõem aos seus gostos. Sempre que alguém afirma que dois e dois são quatro e um ignorante lhe responde que dois e dois são seis, surge um terceiro que, em prol da moderação e do diálogo, acaba por concluir que dois e dois são cinco... A verdade, quando impedida de marchar, refugia-se no coração dos homens e vai ganhando em profundidade o que parece perder em superfície...

Um dia, essa verdade obscura, sobe das profundidades onde se exilara e surge tão forte claridade, que rasga as trevas do Mundo. A liberdade é a liberdade de se dizer que dois e dois são quatro. Uma vez isto assente, depois segue-se o resto. A primeira e pior de todas as fraudes é enganar-se a si mesmo. Depois disto, todo o pecado é fácil. Acreditar em algo e não o viver é desonesto. Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda a sociedade humana. Aquele que duvida e não investiga torna-se não só infeliz mas também injusto. Nunca queres "esgotar a verdade". - Umas vezes, por correcção. Outras - a maioria - para não passares um mau bocado. Algumas, para o evitares aos outros.

E, sempre, por cobardia. Assim, com esse medo de aprofundar, nunca serás homem de critério. Para a mentira ser segura e atingir profundidade, deve trazer à mistura qualquer coisa de verdade... A tua única obrigação durante toda a tua existência é seres verdadeiro para contigo próprio. Cada vez que mentes para evitar um esforço, a manta sob a qual te escondes torna-se um pouco maior, até que acabes por te afogares debaixo dela. A experiência da nossa fraqueza e o reconhecimento de que agimos mal, é algo que humilha. Quando à fraqueza se une o orgulho, o engano pode chegar a extremos patológicos: não se conforma com uma modesta justificação, mas incomoda-se com a verdade, com os que lhe dizem a verdade, ou com os que a vivem.

A verdade nunca é injusta; pode magoar, mas não deixa ferida. Na origem das mentiras está a imagem idealizada que temos de nós próprios, a qual desejamos impor aos outros. A pior verdade custa apenas um grande desgosto. A melhor mentira custa muitos pequenos desgostos e, no fim, um desgosto grande. Nas montanhas da verdade nunca se faz uma escalada inútil. A verdade levanta tormentas contra si mesma; as quais transportam as suas sementes pelos quatro ventos. Com um pouco de agilidade mental e algumas leituras em segunda mão, qualquer homem encontra as provas daquilo em que deseja acreditar... Aquele que procura a verdade corre o risco de a encontrar. A única verdade é a realidade. Prefiro incomodar com a verdade do que agradar com adulações. Uma mentira, ainda que a digam milhares de bocas, não deixa de ser uma mentira.

É fácil falar com clareza quando não se vai dizer toda a verdade. A verdade libertar-vos-á. É infinitamente mais belo deixar-se enganar dez vezes do que perder uma vez a fé na humanidade. A transigência é sinal certo de se não possuir a verdade. - Quando um homem transige em questões de ideal, de honra, ou de Fé, esse homem é um homem... sem ideal, sem honra e sem Fé. Não somos nós que criamos a verdade, que a dominamos e a fazemos valer. É a verdade que nos possui. O homem está sempre disposto a negar aquilo que não compreende. Muitos homens cometem o erro de substituir o conhecimento pela afirmação de que é verdade aquilo que eles desejam. Se tiveres a coragem de olhar o mal cara a cara, de o veres como realmente é e de lhe dares o seu verdadeiro nome, ele não terá poder sobre ti e poderás destrui-lo. Nunca acendas um fogo que não possas apagar.

Uma garrafa de vinho meio vazia também está meio cheia; mas uma meia mentira nunca será uma meia verdade. Mentir é maldade absoluta. Não é possível mentir pouco ou muito; quem mente, mente. A mentira é a própria face do demónio; Satanás, além deste nome, chama-se também mentira. Não sinto o menor desejo de brincar num mundo em que todos fazem batota. Uma palavra de verdade vale mais que o mundo inteiro. A verdade alivia mais do que magoa. E estará sempre acima de qualquer falsidade como o óleo sobre a água. Uma conduta desregrada aguça o engenho e falseia o juízo. Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. A repetição não transforma uma mentira numa verdade.

Não devemos dar demasiada atenção ao que os críticos dizem. Nunca foi erguida uma estátua em honra de um crítico. Se não queres que ninguém saiba, não o faças. Pensar é fácil. Actuar é difícil. Actuar de acordo com o que se pensa é o mais difícil de tudo. Diz a verdade, mesmo que ela esteja contra ti. A verdade, como a inocência, costuma estar inerme: não toma o cuidado de se precaver com álibis. Essa é a sua miséria, essa é a sua grandeza. Toda a nossa vida é uma primavera, porque temos em nós a verdade que não envelhece, e essa verdade anima toda a nossa caminhada. A verdade não está do lado de quem mais grita. Existem três tipos de mentiras: mentiras, mentiras sujas, e estatísticas. As palavras verdadeiras não são agradáveis e as agradáveis não são verdadeiras. Para alcançar a liberdade interior é preciso vencer a ignorância e as diferentes manifestações de fraqueza.

Assim a consciência vai descobrindo a verdade e pondo em ordem os bens e os deveres. Daí a importância de ter verdadeiro amor à verdade. Quem ama a verdade, procura formar a consciência: conhecer os princípios morais, pedir conselho a pessoas rectas e com experiência; não considerar humilhante que nos corrijam. De facto, os outros observam-nos de fora e com mais objectividade do que nós mesmos. Também é preciso tirar experiência dos próprios actos, examinar-nos com frequência (diariamente) e corrigir os erros. É preciso ser humildes para reconhecer os erros e rectificar, mas isso dar-nos-á uma grande sabedoria, e capacidade de ajudar os outros também. Em cada decisão, entra em jogo a consciência que, ou impõe a verdade sobre a conduta ou é desprezada e calada. No primeiro caso, somos nós que actuamos com a nossa liberdade; no segundo é algo que está dentro de nós: os caprichos, a preguiça, o medo ao que dirão.

Só nos encontramos a nós mesmos depois de encararmos a verdade. Todo o pé aleijado procura uma bota torta. No interior de todas as coisas existe uma medida, uma verdade última, que é preciso respeitar. As pessoas confundem desejo com realidade. Tentar transformar o seu desejo em realidade é romântico, mas achar que a realidade tem que se submeter aos caprichos dos seus desejos é idiotice. Todos desejam ardentemente ter a verdade do seu lado e muito poucos optam por estar do lado da verdade. A verdade padece, mas não perece. Quem procura a verdade deve estar disposto a sacrificar tudo pela verdade. Aquele que disse uma mentira não dá conta do trabalho que terá, pois tem que inventar outras mil para sustentar a primeira.

Um mentiroso conta as suas histórias tantas vezes que acaba por acreditar nelas. A verdade é sempre o argumento mais forte. Não mentir é talvez a forma mais rara de heroísmo. A mentira é sempre grave por ser a perversão de um ser que é feito para dizer o que é. Não sei como pode ser bom um homem a quem falta sinceridade. Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida. Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera. Perdi a comodidade da ignorância. Os factos não deixam de existir só por serem ignorados. A pior coisa que uma pessoa pode fazer na vida é fugir de si mesmo; mais cedo ou mais tarde alcançar-se-á e... ainda por cima cansado. Crê nos que buscam a verdade. Duvida dos que a encontraram. Nada me inspira mais veneração e assombro que um ancião que sabe mudar de opinião.

fonte: internet (sem autoria mencionada)

Apegos

A maior fonte de sofrimento para o ser humano é o apego. Desde cedo, fomos condicionados a nos apegar a tudo o que consideramos indispensável para que possamos nos sentir seguros e confortáveis. Ao longo da vida, entretanto, vamos descobrindo que este apego nos torna extremamente vulneráveis.

Desapegar não significa viver uma vida sem desejar qualquer conquista ou sem criar laços de afeto com outros seres humanos. O problema é que colocamos nosso equilíbrio interior na dependência de tudo aquilo que é externo a nós. Geralmente isto acontece porque aprendemos a ter nosso valor como pessoa, avalizado sempre pelas vitórias que obtemos no mundo. Embora elas sejam essenciais para nossa sobrevivência, não podemos esquecer que tudo nesta dimensão é impermanente e, portanto, passível de desaparecer a qualquer momento. 

Enquanto não conseguirmos vivenciar profundamente esta verdade e buscar outros valores que nos sustentem em qualquer circunstância, seguiremos escravos dos apegos que tanto nos fragilizam. Fortalecer a confiança no poder que todos indistintamente possuímos é o passo essencial para que comecemos a nos libertar de tudo aquilo que nos aprisiona. Uma existência plena de paz e felicidade passa, obrigatoriamente, pela capacidade de reconhecermos em nós a fonte de amor e abundância que nos originou. Ela estará sempre disponível, pois não depende de nada nem de ninguém para ser provida. "Todas as nossas misérias e sofrimentos não são nada mais do que apego.

Toda a nossa ignorância e escuridão é uma estranha combinação de mil e um apegos. Nós estamos apegados a coisas que serão levadas no momento da morte, ou mesmo, talvez, antes. Você pode estar muito apegado a dinheiro, mas você pode ir à bancarrota amanhã. Você pode estar muito apegado a seu poder e posição, mas eles são como bolhas de sabão. Hoje eles estão aqui; amanhã eles não deixarão nem um traço. ...Todas as nossas posições, todos os nossos poderes, nosso dinheiro, nosso prestígio, respeitabilidade são todos bolhas de sabão. Não fique apegado a bolhas de sabão; senão, você estará em contínua miséria e agonia. 

...Compreender que a vida é feita da mesma matéria que os sonhos é a essência do caminho. Desapegue-se:  viva no mundo, mas não seja do mundo. Viva no mundo, mas não permita que o mundo viva dentro de você. Lembre-se que ele é um belo sonho, porque tudo está mudando e desaparecendo. Não se agarre a nada.

Agarrar-se é a causa de sermos inconscientes. Se você começar a se desprender, uma tremenda liberação de energia acontecerá dentro de você. A energia que estava envolvida no apego às coisas trará um novo amanhecer ao seu ser, uma nova luz, uma nova compreensão, um tremendo descarregar - nenhuma possibilidade para a miséria, a agonia, a angustia. Ao contrário, quando todas essas coisas desaparecem, você se encontra sereno, calmo e tranquilo, numa alegria sutil. Haverá um riso no seu ser. ...

Se você se tornar desapegado, você será capaz de ver como as pessoas estão apegadas a coisas triviais, e quanto elas estão sofrendo por isso. E você rirá de si mesmo, porque você também estava no mesmo barco antes. O desapego é certamente a essência do caminho".

Osho, Bodhidharma, The Greatest Zen Master