Além do horizonte, existem outros mundos a serem descobertos.
Lá, folhas não caem, elas flutuam.
Lá, o meio de transporte são pássaros que vem até você e com o suspiro de seu amor, neste mundo todos andam de mãos dadas lá é aonde a harmonia toma conta da natureza de todas as espécies viventes.
Lá, não colhemos flores, mas as flores colhem a gente.
Chegou o tempo de despertar e acreditar que esta vida vale apena ser vivida.
-Rhenan Carvalho-

sábado, 26 de março de 2011

A idade madura

Uma das vantagens da idade madura não é, creiam, a maturidade. É que nossos olhos já viram muito mais e quando olhamos para trás os caminhos parecem muito mais longos, mesmo se temos a impressão que os anos se passaram na velocidade da luz.

Temos em nós as experiências que se foram agarrando às nossas células, moldando nossa personalidade, nos fazendo rir de nós mesmos e de nossas certezas de antes, hoje não tão certas assim.

Há quem pense, com o passar dos anos, estar velho para muita coisa. Mas essas pessoas se esqueceram de aprender algo: nunca se é velho para a vida! Ninguém vive demais, as pessoas simplesmente vivem, jovens ou idosas.

Na idade madura, percebemos claramente o quanto mudamos, as fotos não negam e nossas reações diante de fatos similares nos ensinam muita coisa.

Eu, por exemplo, aprecio hoje o silêncio e a calmaria, quando antes isso não tinha tanta importância. Gosto de terra, de mato, flores, cidades antigas e velhas histórias.

Aprendi com os anos a beber o silêncio e beneficiar dele nas minhas meditações, a entrar dentro de mim mesma e ver o que as barreiras do som me impedem em outras ocasiões. Sorrio comigo e a paz me oferece suas mãos.

Não sei que medida de vida Deus me dará, se ainda dez, vinte, trinta anos ou mais. Mas eu sei que o proveito para minha vida eu tiro no dia de hoje, que os anos podem trazer marcas, rugas e cicatrizes, mas não envelhecerão minha alma.

Sei que posso dançar ao ritmo do meu coração, que posso amar e ser amada, que posso sonhar e voar bem alto e, quando necessário, pousar em algum lugar.

Sei que ainda vou chorar algumas vezes e rir muito em outras e que ambas as coisas fazem parte do caminho que Deus preparou para mim.

Sei que se amanhã ou depois eu não tiver ainda chegado ao meu lugar sonhado, meus sonhos me terão feito viver duas vezes mais, terão tirado meus pés da terra quando caminhar me fazia mal e que sonhar não vale somente a pena, vale todas as penas do mundo!

Pense nisso...

Muita Paz!

© Letícia Thompson

Felicidade é simples...

A felicidade é esse instante mágico onde você se pega rindo a toa, e por vezes, com coisinhas tão pequenas, um elogio para a sua aparência ou atitude, um aumento inesperado de salário, um chamado para um emprego muito bacana, uma criança que se aproxima do nada e diz que te ama, e passando os bracinhos em seu pescoço te beija bem molhado...

A felicidade é esse "bichinho" que coloca na sua alma um estado de euforia tão gostoso, que até notícia ruim tem menos impacto, amigo chato se torna suportável e até aquela aula que você detesta, passa tão rápido que você nem percebe. Alias, a felicidade tem esse dom de amenizar dores, curar feridas, secar chagas expostas, tornar o tempo um instrumento da medicina para salvar vidas.

A felicidade bate a porta todos os dias, é o sol que entra pelas frestas da sua janela e você nem liga. É o seu animal de estimação que insiste em correr para você, mesmo quando você está "azedo". É aquele amigo inseparável que te atende até de madrugada para ouvir às suas queixas. A felicidade está ali, logo ali, naquela oportunidade de servir no asilo, contar histórias para "as crianças de idade" ou ensinar alguém a ler e escrever.

A felicidade é mais do que um novo amor, mais do que o casamento, a maternidade, o concurso público que você quer passar, a volta de quem partiu, é sobretudo, a descoberta das suas POSSIBILIDADES, da capacidade que você tem de fazer novo tudo o que é antigo. É descobrir os seus talentos, dons que nem você dava valor e que podem se transformar em arte, em utilidade pública, em serviço e "a serviço" do bem geral.

A felicidade é isso, essa chama que está em seu interior, pronta para vir a tona e mostrar que tudo pode ser simples ou complicado de acordo com o seu olhar. Se os teus olhos forem bons, todos serão bons e cada gota de chuva que cair na sua porta, será sinal divino de que Deus não se esquece nem de molhar as suas plantas, encher os rios que vão saciar a sua sede, e te ama além do que o seu pensamento pode alcançar.
Isso é felicidade.

Sinta-se amado, protegido e feliz.

Paulo Roberto Gaefke

terça-feira, 22 de março de 2011

O Todo em Você...

Quando você acorda pela manhã, nem se dá conta de que é o Todo da existência despertando para mais um dia..

Quando se alimenta, e saboreia as delícias da mesa, nem se dá conta de que é o Todo saboreando prazeres gustativos, "palatáveis", e nutrindo, cuidando de seu corpo mais denso..

Quando você sorri, brinca, se diverte, nem se dá conta de que é o Todo vivendo a expressão da expansão, da graça de desfrutar o momento, de ver a brincadeira da existência, de si mesmo, e com isso trocar sentimentos de amizade, de leveza com um outro você..
Quando você trabalha, e cria e constrói coisas novas, nem se dá conta de que é o Todo realizando, criando, "bolando" coisas novas, através de suas mãos, de sua inteligência, e com isso trazendo ao mundo material, novas formas, novos modos, nova dinâmica para que o Todo em todos possa desfrutar mais uma vez...

Quando você se olhar no espelho, e ver o brilho dos seus olhos, perceba que é a face do Todo. As emoções que surgem, o amor, a saudade, os pensamentos que surgem, as falas que surgem, os sentimentos que surgem, surgem justamente do Todo, e para ele retornam simplesmente.

A existência, o Todo, Deus é o grande Todo, é a Totalidade da Existência.
Quando acreditamos que somos nós que agimos, que fazemos, que realizamos, isoladamente, separadamente, e de que, nada que fazemos tem a ver com o todo, aí é que está a grande ilusão, a grande "nuvem" da ignorância, da qual nos falam os orientais.

Não tem como ser assim. Já que toda energia, toda a vida que vive em nós, e através de nós, não vem de nós...ela passa por nós.. Já existia antes de nós chegarmos aqui, e continuará depois que partirmos, porque? Simplesmente porque Deus, Existência o Todo é eterno, e a existência, a realidade é Ele...

Deus se dá na Existência. Não é algo separado, como um artista que cria uma obra, não, Ele é a própria obra...não existe separação...

Quando nos vem a idéia de erro, de errado, de pecado, de "coisa terrível", isso não passa de um julgamento, em cima do fato, em cima daquilo que É. Só isso.

A existência é Total, por isso ela fatalmente inclui os paradoxos, os opostos...não tem como ser diferente. Quem já viu uma moeda de um lado só?... Não existe...uma moeda tem necessariamente, que ter dois lados..

E a existência é assim...é Total, simplesmente Total...
Por isso, aceitar aquilo que É, e viver com o coração aberto, acolhendo o momento e tudo que há, mesmo que não compreendamos os fatos, significa que estamos sintonizados com a existência, significa que estamos vivendo, "surfando", e desfrutando o momento presente do jeito que ele ver... simplesmente porque o que acontece é sempre o melhor, porque? Porque aconteceu, não tem como mudar isso...Ou se aceita o presente e desfruta do que ele nos traz, e tiramos dele o máximo que pudermos, em termos de lições, aprendizados e consciência, e isso é viver em plenitude, ou se briga com o instante presente, critica-se, e se revolta com aquilo que é, dizendo "não" para a existência, e com isso viver-se um inferno...podemos escolher...está tudo aí...afinal a existência é Total não é?

O Todo sempre É.
Lembre-se disso sempre. A cada momento, amplie seu olhar e saiba que também essa ampliação do olhar é o olhar do Todo que se amplia através de você..
Amor

Lilian Amorim

A Natureza do Amor...

A Natureza do amor é se dar,
Não impõe resistência,
Nem obstáculos,
Não corrompe,
Nem negocia,
É natural amar,
Amar é ser Sim..

O Amor nem pede, nem sonha,
Nem se obriga,
Ou se entristece,
Permite e se faz liberdade,
Cuidadosa, cautelosa,
Pelo simples viver o amor...

Nunca vence nem perde,
Nem distorce a realidade.
Viver e amar são sinônimos,
Existir em relação a tudo e a todos,
Imerso na imensidão,
Pura e simples,
De Ser Amor...

O Ser é Amor,
Transbordante,
Irradiante,
Plenamente vivo,
Livre,
Espontâneo...

Sem alarde, cria o mundo,
Sem alarde habita nos corações,
Sem alarde brilha nas estrelas do céu,
E se expressa em todos os cantos, sinfonias, melodias, harmonias,
E se recolhe na simplicidade do momento,
No instante pequenino...

A Natureza do Amor é assim...
Brisa leve,
Sopro,
Pureza,
Simplicidade,
E Paz....

Lilian Amorim