Além do horizonte, existem outros mundos a serem descobertos.
Lá, folhas não caem, elas flutuam.
Lá, o meio de transporte são pássaros que vem até você e com o suspiro de seu amor, neste mundo todos andam de mãos dadas lá é aonde a harmonia toma conta da natureza de todas as espécies viventes.
Lá, não colhemos flores, mas as flores colhem a gente.
Chegou o tempo de despertar e acreditar que esta vida vale apena ser vivida.
-Rhenan Carvalho-

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Filosofia da Evolução


A evolução espiritual não se restringe ao aspecto religioso.
O conceito de espírito é bastante amplo, assim como o de evolução. Num sentido mais elevado, o espírito indestrutível significa a força criadora da vida, que evolui nos multiplanos do Universo.

O primeiro passo da jornada evolutiva consiste em compreender que não se tem um espírito, mas que se é o próprio espírito, neste instante revestido de matéria necessária ao plano que habita. A nossa evolução ocorre em todos os níveis de experiência, a começar pelo existencial. Provavelmente, esta seja a parte que apresenta maiores dificuldades. Não é fácil conhecermo-nos melhor. Lidarmos com todos os aspectos do nosso "eu", principalmente, reconhecermos os negativos, aqueles que tanto atrapalham a nossa vida quanto a dos outros, e integrá-los aos positivos, buscando o equilíbrio do nosso ser.

Não é fácil também o aprimoramento nos demais campos, como o profissional, o científico, o artístico, o literário, o filosófico, o ético-moral, o social, o político (somos seres altamente políticos) e o humanista, porque crescer dói.

Quando aprendemos uma lição, a dor do aprendizado desaparece, pois é substituída pelo prazer de nos sentirmos mais desenvolvidos. Assim é a vida, com o espírito em constante expansão. Cada etapa tem a sua beleza e as suas descobertas.

Há os que preferem travar a sua própria evolução, como se transformassem um rio de águas claras, a devastar florestas, num pântano lodoso. Aqui está o alto preço da ignorância, a qual não temos direito.

Basta que amemos a nós mesmos , ao semelhante e à vida para que o nosso espírito nos conduza, seguramente, pelos devidos caminhos. A chave sempre é o amor.
Eis o que podemos chamar de evolução espiritual.

Daniel
(Sergio Apollinario) O autor