O devoto que faz o esforço supremo é o devoto que encontra Deus. Não é o que sempre procura uma desculpa dizendo: "preciso encontrar um lugar tranquilo; só então poderei meditar. O procrastinador jamais alcançará Deus. Mas se você disser a si próprio: "vou meditar profundamente agora ! você alcançará o seu objetivo num segundo.
"Quando uma pessoa está realmente com sono, não é possível que cochile em qualquer lugar? O mesmo se dá com a pessoa que ama a Deus; essa pessoa é capaz de meditar até mesmo numa estação de trem ou dentro de um mercado."
'Meditar por pouco tempo, mas profundamente, é melhor do que meditar muitas horas com a mente agitada.
"No começo, portanto, não se obrigue a se sentar em meditação por muito tempo. Empenhe-se no sentido de realizar meditações breves, mas profundas. Depois, aos poucos, à proporção que você for se acostumando a meditar com profundidade, dilate o período de meditação."
"Não se sinta mal se você perceber que está muito inquieto para meditar profundamente. A calma virá com o tempo, se você praticar regularmente. Jamais aceite a idéia que você não foi feito para meditar. Lembre-se: a calma é a sua natureza eterna e verdadeira."
"Na meditação, tente ir além do pensamento. Enquanto os pensamentos surgirem na sua cabeça, você ainda está no nível consciente. Ao sonhar, você está no subconsciente; depois disso, você se torna mais perceptivo no corpo astral. Quando sua consciência recua ainda mais profundamente, até a superconsconsciência, então, você está concentrado na bênção, na espinha.
Nesse estado de bem-aventurança, você está consciente no corpo causal, na alma".
Um devoto estava tendo dificuldade em continuar acordado durante a meditação. Yogananda fez a seguinte sugestão a ele: "Cerre os olhos várias vezes, e depois fique de olhos arregalados, fixando o olhar adiante. Repita essa prática uma, duas vezes ou mais. Se fizer isso, o sono deixará de perturbá-lo."
"Enquanto estiver meditando, não se concentre nas consequências da meditação. Em vez disso, medite para agradar a Deus. Se buscar resultados, você ficará desapontando caso eles não venham.
No Bhagavad Gita, Krishna aconselha a ação sem o desejo para as consequências da ação. A meditação, também, deveria ser abordada dentro desse espírito. Medite sem o apego aos resultados da meditação."
Um discípulo estava tendo dificuldades para meditar. Ele perguntou a Sri Yogananda: Será que eu não estou tentando o suficiente ? O Mestre respondeu: "Você está se empenhando demais. Está usando muita energia. Isso o deixa nervoso. Fique descontraído e aja com naturalidade.
Enquanto tentar meditar, você não será capaz de fazer isso, da mesma forma que você não consegue dormir enquanto você quer dormir. A força de vontade deverá ser usada aos poucos. De outro modo, ela pode tornar-se prejudicial. Eis por que é melhor, no começo, dar ênfase ao relaxamento."
"Mestre", disse um discípulo. "tenho medo de ficar sem ar durante a meditação. O que posso fazer para vencer essa limitação?
"O que você tem diante de si é um obstáculo normal no seu caminho ", Yogananda respondeu. "Idéia enganosa", é como se chama. Você está com medo de algo que, para a sua alma, é perfeitamente natural: a profunda tranquilidade interior.
Sua mente é como uma ave que esteve presa numa gaiola durante muitos anos. Ela tem medo da liberdade. No entanto, a liberdade é um direito inato.
Alguém abre a porta para deixar a ave sair. Ela pode dar alguns pulinhos e voar a uma curta distância, mas, de repente, ela pensa: "Oh, o mundo é grande demais ! "; assombrada, ela volta depressa para dentro da gaiola. "Aos poucos, depois de repetidas investidas, a ave se acostuma a estar do lado de fora da gaiola. Finalmente, certo dia, ela abre as asas e voa para o céu, livre! E por que livre? É muito simples: porque ela finalmente aceitou a liberdade como o seu estado natural. O mesmo se dá com o devoto no momento em que ele conhece a liberdade da alma. Mas lembre-se: assim como é natural para a ave voar para o céu, também é natural para a alma pairar na onipresença. "
"Uma espinha arqueada é o inimigo da realização. Em meditação, mantenha sempre a coluna ereta, a fim de que a força vital possa fluir através dela sem encontrar obstáculos.
Um discípulo perguntou: "Como é possível desenvolver a intuição? Yogananda respondeu: "Sempre que você meditar, a melhor maneira é se sentar calmamente por longo tempo depois de se exercitar nas técnicas. É durante esse período que você será capaz de aprofundar a percepção que tem da presença de Deus dentro de você. Aprofunde-se cada vez mais na satisfação dessa presença. Quanto mais você desfruta da paz interior, mais rapidamente você desenvolve a sua intuição."
"Se você comer a sua comida e depois sair correndo, você não será capaz de usufruir o que comeu; é possível que você tenha apenas uma indigestão. Porém, se você repousar depois de ter-se alimentado, perceberá que esse é o melhor momento para usufruir os efeitos da sua alimentação. Faça a mesma coisa depois de terminar a prática de Kriya Yoga. Não dê um pulo imediatamente, mas sente-se calmamente por um longo tempo - enquanto você puder ficar assim confortavelmente. Reze a Deus profundamente. Pratique Bhakti Yoga, a devoção. Ou observe o fluxo da respiração na espinha enquanto ouve os ruídos interiores com os ouvidos abertos. "
Parahamsa Yogananda
Nenhum comentário:
Postar um comentário