Além do horizonte, existem outros mundos a serem descobertos.
Lá, folhas não caem, elas flutuam.
Lá, o meio de transporte são pássaros que vem até você e com o suspiro de seu amor, neste mundo todos andam de mãos dadas lá é aonde a harmonia toma conta da natureza de todas as espécies viventes.
Lá, não colhemos flores, mas as flores colhem a gente.
Chegou o tempo de despertar e acreditar que esta vida vale apena ser vivida.
-Rhenan Carvalho-

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Felicidade

Acredito que você é como a maioria das pessoas, vivem em busca da Felicidade. Mas o que é felicidade para você? Certa vez me perguntaram se eu sou Feliz. Eu respondi com o peito cheio “sim eu sou feliz”. Diante desta resposta, veio outra; “O quanto você é feliz e feliz com o que?” Pensei, pensei e percebi que sou feliz.

Não sei responder o quanto. Porém ficou no ar uma sensação de vazio de não entender o que significa a palavra felicidade. Resolvi então pesquisar, gostei do que descobri e resolvi compartilhar a minha felicidade pela descoberta. Veja se você concorda: A felicidade é uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento ou satisfação até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem ainda o significado de bem-estar ou paz interna. O oposto da felicidade é a tristeza. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade e das suas causas, que têm sido usadas pela filosofia, religião e psicologia.

O homem sempre procurou a felicidade e tanto os filósofos como os religiosos sempre se dedicaram a encontrar as suas causas e em definir que tipo de comportamento ou estilo de vida aumenta o nosso nível de felicidade. Estes pensadores vêem a felicidade como aquilo que atualmente chamamos bem-estar ou qualidade de vida, e não simplesmente como uma emoção. Neste sentido a felicidade é o que os gregos antigos chamavam de Eudaimonia, um termo ainda usado em Ética. Pelo contrário, para as emoções associadas à felicidade os filósofos preferem utilizar a palavra prazer.

É difícil definir rigorosamente a felicidade, e ainda mais difícil definir medidas desta. Investigadores em Psicologia desenvolveram diferentes métodos, por exemplo, o Inventário da Felicidade de Oxford, para medir o nível de felicidade de um indivíduo. Nestes têm-se em conta fatores físicos e psicológicos. Em investigação a felicidade é assim relacionada com fatores como: envolvimento religioso ou político, estado civil, paternidade, idade, rendimento, etc. Acredito que a felicidade são momentos, situações que nos enchem de prazer e satisfação.

Como escrever ou ler este artigo, de encontrar com alguém que você não esperava, comprar um sapato, ser promovido no trabalho, o noivado, o casamento, ganhar um premio da loteria. Como o contrário de felicidade é tristeza, muitas vezes algo que nos deixou feliz pode trazer tristeza como o fim de casamento que foi maravilhoso no início, alguns amigos que foram tão importantes e nos fizeram tão felizes e hoje, só em pensar, me causa mal estar. Agora eu concordo - sou feliz sim - e a felicidade pode ter data de validade. Por isso: viva, cante, grite, chore, berre permita sentir diferentes emoções, pois cada um vê e sente a sua maneira.


Edmar Oneda